Foi implantado no dia 15 de janeiro de 2018 o Núcleo de Apoio à Saúde de Família - NASF Modalidade 3.  Os Núcleos de Apoio à Saúde de Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da atenção básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

As equipes do NASF configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde de Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.  Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Em Seritinga a equipe NASF é composta pela psicóloga Fabiana Oliveira Esquincalha, pela nutricionista Hellen Mansur Arantes, pela assistente social Shaiana Marlen Pereira Vilela, pela fonoaudióloga Letícia Marques Kobel e pelo fisioterapeuta Alisson Manoel Alves, cada um deles com carga horária semanal de 20 horas semanais para serem trabalhadas entre o planejamento e a execução das ações propostas pelo programa.

Serão realizados trabalhos com grupos específicos como gestantes, idosos, adolescentes, crianças, hipertensos e diabéticos, obesos entre outros e atividades como caminhadas, pilates, palestras, dinâmicas de grupo, encontros e debates, entre outras, de forma lúdica e dinâmica.  Os projetos consolidados pela equipe NASF de Seritinga até o momento são Projeto Pilates Funcional e Caminhada Orientada e Projeto de prevenção da Escoliose, sob resposabilidade do fisioterpeuta Alisson, o Projeto Encontro de Gestantes, coordenado pela equipe NASF em conjunto com a eSF e Projeto Cuidar de Quem Cuida, com objetivo de oferecer suporte aos profissionais que trabalham na proteção à Saúde de Família.

Fonte:  Portal da saúde.

Tuesday the 16th. .