No dia 26 de janeiro de 2018 serão realizados no Centro de Convenções Prefeito Tuphick Uba os atendimentos para consulta de retorno e rastreamento de possíveis casos de glaucoma no município de Seritinga.  As consultas terão início às 8:00 h e a previsão de atendimento é até às 17:00 h, sendo a parte da manhã reservada para as consultas de retorno e a parte da tarde para o rastreamento de possíveis casos.

O número de consultas é limitado a 50 atendimentos e você pode agendar a sua consulta com o Agente Comunitário de Saúde da sua área.  No dia da consulta é necessário levar os seguintes documentos:  c?pia de um documento de identidade, c?pia do CPF, c?pia de um comprovante de resid?ncia e o cartão SUS.

O Glaucoma ? uma doença que atinge o nervo ?ptico e envolve a perda de c?lulas da retina responsóveis por enviar os impulsos nervosos ao c?rebro.  A pressão intra-ocular elevada ? um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intra-ocular e o aparecimento da doença, ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intra-ocular elevada durante anos sem apresentar lesóes. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco ?ptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Um dos principais sintomas da doença ? a perda da visão perif?rica no seu início. No começo a perda ? sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão perif?rica. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a "visão tubular", ou seja, apenas a visão central ? percebida, o paciente come?a a trope?ar, esbarrar em objetos, porque a percepção perif?rica ? ausente. Se a patologia não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. Esperar pelos sintomas de perda visual não ? o ideal. A perda visual causada pelo glaucoma ? irreversóvel, mas pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma e/ou que tenham hist?rico familiar.

Apesar da pressão intra-ocular elevada não ser a ?nica causa do glaucoma, até o momento diminu?-la ? o principal tratamento. A pressão intra-ocular pode ser diminu?da com medicamentos, em geral, col?rios. Caso essa pressão não diminua com o uso de medicamentos, um procedimento cir?rgico poderá ser indicado, tanto a cirurgia a laser (trabeculoplastia) quanto a tradicional (trabeculectomia).

Fonte:  Lotten Eyes

Thursday the 18th. .