Como parte da ação saúde dos Trabalhadores, um projeto da Estratégia Saúde de Família - ESF em conjunto com a Unidade Básica de Saúde Tia Nêga - UBS, foi realizada no dia 1º. de dezembro de 2017 113 coletas de sangue em homens com idade acima dos 40 anos para realização de exames PSA, com o objetivo de promover o rastreamento de possíveis casos de câncer de próstata em Seritinga - MG.

As coletas foram realizadas na UBS Tia Nêga e a realização dos exames foi gratuita para homens acima de 40 anos.  A coleta foi agendada pelos Agentes Comunitários de saúde.  Com o resultado dos exames, foram agendadas consultas com o médico do programa Estratégia Saúde de Família, Dr. Rodrigo Barcellos, para os dias 4, 5, 11, 25, 26 e 30 de janeiro de 2018 fora do horário comercial para promover um maior alcance de atendimento, uma vez que a grande maioria dos homens atendidos estão trabalhando no horário comercial.

exames-psa

Como o teste é feito

PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português.  O que são esses tais antígenos?  Trata-se de moléculas produzidas por essa glândula (próstata), inclusive quando ela está saudável.  O que muda, na verdade, é a quantidade de PSA em circulação quando algum homem apresenta um câncer de próstata, por exemplo.  Daí¬ veio a ideia dos especialistas: fazer um exame para medir a concentração dessa partícula no sangue para verificar a presença desta e de outras doenças.

Uma amostra de sangue é colhida e enviada ao laboratório para análise.  Em geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas podem também requisitar a quantidade de PSA livre, ou seja, a quantidade que não está ligada à nenhuma proteína, se houver alterações nos resultados. O PSA total é considerado normal quando está em até 2,5 ng/ml. Se varia entre 2 e 10ng/ml, o médico pode pedir o PSA fracionado para avaliar melhor o quadro.  Mas atenção: a taxa de PSA no corpo aumenta naturalmente com a idade. Fora que alguns casos de câncer sequer apresentam alterações significativas nos níveis da molécula. Em outras palavras, a interpretação do resultado deve ser individualizada.

Fonte:  Revista saúde.




Thursday the 13th. .