No dia 18 de janeiro de 2018 foi realizada uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs, com foco em HIV, para os funcionários e gerência da Fábrica de Confecções de Seritinga. A palestra foi ministrada pelo Dr. Samuel Nuno Pereira Lima, com apoio da eSF.  Essa palestra faz parte de mais uma ação de saúde preventiva e foi solicitada pela administração da Fábrica, que promoveu uma semanacom diversas atividades voltadas aos seus colaboradores.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e o atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.  As ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas anogenitais. São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

A IST aparece, principalmente, no órgão genital, mas pode surgir também em outra parte do corpo, como palma das mãos, olhos, língua. O corpo deve ser observado durante a higiene pessoal, o que pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial. Sempre que se perceber algum sinal ou algum sintoma, deve-se procurar o serviço de saúde.

Fonte:  Portal Ministério da Saúde.