EMATER Seritinga

A Empresa Agropecuária de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG presta serviços agropecuários e ambientais tendo como público alvo os agricultores familiares e público urbano.  Em Seritinga a atividade principal desenvolvida no município é a bovinocultura leiteira.  Dessa forma, as ações articuladas e fomentadas pelo escritório local têm o objetivo de aumentar a produtividade das culturas principais, como milho, cana de açúcar, capim e pastagem, além de melhorar a qualidade do leite.

Essas ações ocorrem através de inserção de técnicas como análises de solo, melhoramento genético do rebanho leiteiro, formação de piquetes, e boas práticas de higienização e sanitização de equipamentos usados na ordenha.

A EMATER - Seritinga tem como parceiro o Banco do Brasil SA para liberação de crédito rural, quando da elaboração de projetos agropecuários através do Programa Nacional de Fortalecimento do Agricultor Familiar – PRONAF.

Outro parceiro da EMATER - Seritinga é a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais - SEAPA - MG, que fomenta o reflorestamento no município, com doação de mudas e insumos para plantio, tendo como objetivo atenuar a intervenção do homem sobre as matas nativas.

A EMATER/MG - Seritinga também tem uma parceria com a EMBRAPA – Juiz de Fora e o Laboratório GTA, que realizam análises físico-químicas do leite, água e queijo para o melhoramento contínuo da qualidade do leite e dos queijos produzidos no município.

O desenvolvimento da horticultura e olericultura é um projeto executado pela EMATER – Seritinga que tem por objetivo direcionar a produção para venda diretamente às escolas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.  Com o PNAE, os produtores tem a possibilidade de fortalecerem a agricultura familiar e aumentarem os rendimentos da propriedade.