No final de 2017 foram iniciadas as obras de reforma e ampliação da Igreja Matriz de São João Batista. O projeto de autoria do Arquiteto José Victor Pinto Neto, conta com o apoio da Prefeitura Municipal para a sua execução, através do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural. A Igreja integra o tombamento do Conjunto Paisagístico da Praça Sete de Setembro, através do Decreto nº 1309/2006, o que autoriza a administração, através da autorização do Conselho Municipal de Patrimônio, a utilizar nesta obra os recursos do fundo de patrimônio.

Para aprovação do Projeto de Reforma e Ampliação foram realizadas consultas ao IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – que através de nota deliberou que sendo o tombamento do Conjunto Paisagístico de âmbito municipal, o Conselho Municipal de Patrimônio tem autonomia para autorizar os gastos do fundo com a obra. Toda a concepção do projeto ficou a cargo da Paróquia.

A Igreja que hoje possui área construída de 245,90 m² passará a 488,70 m² após a conclusão das obras. Além do aumento da área total, todos os acabamentos serão refeitos e o Município contará com uma Igreja Matriz capaz de atender as demandas da população ao longo dos anos.

Por Ana Cláudia de Castro.

Imagem interna 03

IMAGEM 03