Igreja São João Batista

No dia 13 de fevereiro de 2015 foi realizada na Biblioteca Pública Professor José Maxcilei de Souza uma reunião com o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Seritinga para apresentação e aprovação do projeto de ampliação e reforma da Igreja Matriz de São João Batista.  O objetivo desta reunião foi apresentar ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Seritinga os detalhes do projeto de ampliação e reforma para avaliação e consideração por parte do CMPC.

Na reunião, além dos conselheiros efetivos e suplentes, estiveram presentes o Padre Geraldo Ernesto da Silva, Pároco do Município.  Participaram também os representantes do Conselho de Administração Paroquial - CAP, o arquiteto, Sr. José Victor Pinto Neto, o Prefeito, Sr. Baruc Sebastião Landim, a Secretária de Administração, Sra. Rita Landim, a Secretária de Educação, Sra. Magali Mansur e funcionários da Prefeitura Municipal.

O projeto foi elaborado pelo Sr. José Victor a pedido do Padre Geraldo, que visa a intervenção na estrutura atual da Igreja Matriz de São João Batista, bem como dos banheiros anexos. Com a ampliação, além de promover a acessibilidade a portadores de necessidades especiais e maior espaço para a comunidade, serão criadas novas instalações para otimizar e melhorar as ações realizadas neste espaço.

Após a introdução realizada por funcionários da Prefeitura Municipal, o arquiteto José Victor explicou em detalhes o projeto, falando das demandas apresentadas e das soluções sugeridas. Ele destacou também a posição do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA, em relação a alguns itens específicos do projeto, como a manutenção do material do forro e seu desenho e a substituição da grade de proteção existente no entorno da igreja por outra mais elaborada e mais segura.

Com a aprovação unânime dos conselheiros, foi aprovado o projeto de ampliação e reforma da Igreja Matriz. Esta é mais uma ação da administração municipal visando o atendimento de necessidades da população do município e buscando a conservação do patrimônio cultural, artístico e histórico de Seritinga.