A edificação foi construída em 1922 e teve D. Maria Bianco como sua primeira proprietária. Na década de 60, a casa foi vendida para a Prefeitura Municipal de Seritinga. Entre os anos de 1975 a 1978, funcionou no local, a Escola Estadual Ministro Clóvis Salgado. O primeiro prefeito depois que a prefeitura se instalou no prédio foi o Sr. Tufick Uba. Atualmente, o prefeito de Seritinga é o Sr. Marco Antônio Mansur Moreira.

Descrição

O prédio da Prefeitura segue a tipologia da arquitetura neocolonial. A edificação desenvolve-se em um único pavimento, acessado na parte frontal através de escada cimentada com chanfros laterais. No recuo frontal existe uma pequena área gramada e vagas de estacionamento. A fachada lateral voltada para a rua foi construída no alinhamento.

O telhado da edificação original possui cumeeira paralela à via, estrutura de madeira, quatro águas e manto em telhas de barro francesas que não são originais. O sistema estrutural adotado é a alvenaria de tijolos. A fachada principal apresenta barrado na cor cinza, esquadrias de madeira de verga reta na cor branca, cunhais, cimalha e moldura dos vãos na cor cinza. A cor predominante é o bege. A porta de entrada é descentralizada, quebrando a simetria da fachada. Apresenta sistema de abertura em duas folhas de abrir almofadas e bandeira fixa com caixilhos envidraçados. As janelas voltadas para as vias possuem duas folhas de abrir com venezianas na parte inferior e caixilhos envidraçados com bandeira fixa.

A construção primitiva compreende: recepção, departamento de obras públicas, departamento pessoal, tesouraria, sala de espera e o gabinete do prefeito. Todos os cômodos possuem piso em cerâmica e forro de madeira. A recepção, a tesouraria, a sala de assessoria e o departamento de obras apresentam balcão de atendimento com parapeito de madeira e vedação de vidro. As portas internas possuem uma folha de abrir pintada com tinta a óleo creme, com exceção da porta da assessoria que possui caixilhos metálicos envidraçados. Na sala de espera, a parede apresenta tijolo comum aparente, já na recepção, o revestimento das paredes é de ardósia até a altura dos balcões. Um corredor com esquadria metálica com duas folhas de correr e bandeira móvel conduz ao primeiro acréscimo.

Esta parte corresponde à cozinha e uma das instalações sanitárias. A janela da cozinha é metálica como a já descrita acima e a do banheiro é um basculante. O piso é revestido com cerâmica e o banheiro apresenta azulejos. Partindo da cozinha, uma escada cimentada e com guarda-corpo de alvenaria conduz à área livre, também cimentada e às dependências da Secretaria Municipal de Saúde.

Thursday the 28th. .