Nicola Bianco.No ano de 1908, com o avanço da Rede Mineira de Viação (atualmente RFFSA), que ligou Barra do Piraí (RJ) a Soledade de Minas (MG), foi construída no município de Aiuruoca uma pequena estação ferroviária, tendo sido inaugurada em 1910 com o nome de Bueno Brandão. Ficou encarregado da construção o senhor Nicola Bianco, que permaneceu na localidade servindo como agente de correio.

A partir de então, forasteiros e famílias provenientes das mais diversas regiões do país e do mundo, ali foram se estabelecendo.  Em poucos anos o pequeno povoado já contava com mais de 20 famílias estabelecidas. Em 1912 foi instalado o primeiro comércio de Bueno Brandão, a Casa Ribeiro.

No início da década de 20, já se celebrava o dia de São Sebastião. Em 1924 foi erguida uma capela para abrigar a imagem de São João Batista, trazida da Itália a pedido do Sr. Nicola Bianco e a partir de então se comemora, todos os anos, o dia do Santo Padroeiro da cidade. Em 5 de julho de 1953, após a criação do município de Serranos, a localidade foi elevada à categoria de distrito, com a denominação de Seritinga.

Através da Lei Estadual nº. 2.764, datada de 30 de dezembro de 1962, o então governador, Doutor José Magalhães de Pinto, assinou a Lei Estadual nº. 2464, que elevou o distrito à categoria de cidade, com seu território desmembrado de Serranos. Em primeiro de maio de 1963, onze anos após, por ordem do Exmo. Juiz de Direito da Comarca de Aiuruoca, Seritinga foi dotada de autonomia, transformada em cidade, sendo seu primeiro Intendente o Sr. Getúlio de Castro Vidigal.

Em 30 de setembro de 1963, tomou posse o primeiro governo municipal, sendo prefeito o Senhor Sebastião Vilela Ribeiro de Souza. Procederam ao primeiro governo municipal, os senhores: Tuphick Uba, Sebastião Arantes Pires, José Lima Ribeiro de Souza, Cornélio Ferreira de Azevedo, José Serafim de Oliveira, José Mota, Marco Antônio Mansur Moreira, José Mota, João Batista Miranda, Baruc Sebastião Landim, Denys Arantes Carvalho, Baruc Sebastião Landim e novamente o Sr. Marco Antônio Mansur Moreira, o atual prefeito, sendo o Senhor Amauri Manoel Castro Rocha o seu vice-prefeito.

foto (16)

Thursday the 18th. .